Pixabay
por Pryscilla Paiva, Amanda Souza e Luis Roberto Toledo
A semana começou com recordes de calor para o ano em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Em Porto Murtinho (MS), os termômetros registraram quase 43 °C, sendo que a temperatura do solo chegou a 55 °C. “Com essa temperatura, os danos na soja são irreversíveis, principalmente nas lavouras em fase de germinação e emergência”, alerta o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.
As altas temperaturas e a falta de chuva estão aumentando o número de focos de incêndio no Pantanal, que está três vezes maior do que nesta mesma época do ano passado. A onda de calor vai se estender por toda a semana e só deve ser realmente amenizada no Sudeste e no Centro-Oeste no próximo sábado (18), com a atuação de uma frente fria.
No Sul, o sistema já se aproxima nesta terça-feira (14) e deixa a região em alerta para temporais. O volume da chuva pode ser elevado e, em alguns pontos, pode chegar a 300 milímetros com rajadas de mais de 60 km/h. “Há potencial para transtornos como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra”, alerta Müller.
Fonte: Canal Rural