Assessoria
O Projeto Luz do Amanhã desenvolvido pela Polícia Militar com a Associação Comunitária de Orientação e Aprendizagem Adolescente de Sinop, em parceria com a Prefeitura de Sinop, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico, anualmente reúne mais de 70 alunos e realiza toda sexta-feira uma ação prática com o cultivo de uma horta dentro do pátio da Polícia Militar.
As aulas práticas iniciam às 7h30, e os alunos do projeto recebem orientações e ensinamentos sobre a agricultura familiar, enquanto cultivam e cuidam da horta. Sineia Abreu, diretora do Projeto, ressalta como o Luz do Amanhã é necessário para o município de Sinop, proporcionando mais oportunidades para nossas crianças. “E agora com a secretaria junto aqui, melhorou bastante para gente, né? Porque o dia que eles foram plantar, a equipe veio, explicou, deu aula para eles direitinho, como que ficou, como que tinha que ser feito, tudo. Então para nós foi bom, agregou bastante!”, disse a diretora.
Os jovens dentro do projeto, tem a oportunidade de se prepararem para a vida adulta, além de inúmeros cursos e atividades que ali são realizadas, como o SAF (Sistema Agro Florestal), uma tecnologia produtiva que explora a diversidade de plantas no mesmo espaço, entre essas plantas estão presentes hortaliças, frutas, entre tantas outras.
O Projeto Luz do Amanhã foi implantado com o compromisso de evitar que esses adolescentes fiquem expostos às situações de rua. As matrículas foram realizadas diretamente nas escolas, apenas para adolescentes de 12 a 17 anos, nos quais tiveram uma consulta com o psicólogo antes de iniciarem as atividades.
Fonte:Assessoria da Prefeitura
Autor:Ana Del Bel