O Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop – CMEEIS, ganhará reforço extra no atendimento educacional especializado aos alunos da rede municipal de ensino, isso porque a estrutura passa a contar com uma piscina moderna, aquecida, contendo dois vestiários com acessibilidade, incluso sanitários e chuveiros, depósitos de materiais, em uma área coberta com 378 m², para fins de intervenção e lazer aos alunos. As atividades devem iniciar no próximo mês, com algumas atividades, sendo intensificadas e ampliadas no próximo período letivo.
As aulas na piscina serão realizadas nos períodos matutino e vespertino, com a capacidade de atendimento de 80 alunos por dia. As turmas serão divididas por categoria / idade / nível de desenvolvimento, atendendo as demandas da Educação Especial, alunos com transtornos de comportamento, e demais alunos da rede. Entre os critérios para a inscrição, o principal será estar devidamente matriculado e frequentando a rede municipal de ensino.
A Coordenadora Daniely Rialto, destaca a importância desse trabalho “sabemos que a natação traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento das crianças, entre eles, o desenvolvimento motor e cognitivo, bem-estar, inclusão social, independência, equilíbrio, fortalecimento de tônus muscular, e até mesmo o controle de peso e autoconfiança”.
Vale destacar que Sinop é uma das poucas cidades de Mato Grosso que proporcionará esse tipo de atendimento aos alunos da rede municipal de ensino. O CMEEIS tem por objetivo principal trabalhar com as adaptações e valorização através de estratégias de planejamento, buscando oferecer respostas educativas às necessidades educacionais dos alunos. O atendimento garante o apoio pedagógico e atendimento multidisciplinar às escolas, com informações e orientações às famílias, de forma gratuita. O Centro conta com o núcleo de libras, braile, autismo e deficiência múltipla.
Fonte:Assessoria da Prefeitura
Autor:Ana Rodrigues