Secom / Sinop
Autor: Vanessa Kienen / Assessoria
Estão abertas as inscrições para o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Sinop, por meio do Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop – CMEEIS. O curso é ofertado pela Secretaria de Educação, em parceria com a Associação dos Surdos de Sinop, desde o ano de 2016. Somente no primeiro semestre participaram 110 alunos, em três turmas.
Os cursos terão duração de 40 horas aulas, sendo o libras inicial, libras básico I e libras II. Para se inscrever no curso de libras básico I ou II é necessário entregar cópia do certificado de conclusão de curso inicial. A previsão para início do curso é 07 de Agosto.
A iniciativa tem como objetivo levar o conhecimento inclusivo à sociedade, viabilizando, assim, o acesso e aprendizado de uma nova língua, como forma de possibilitar a comunicação entre os deficientes auditivos com a sociedade, é o que destaca a professora especialista em Libras, da AEE, Daniely Gimenes Volpini Rialto. “A formação em língua brasileira de sinais, é muito importante visto que possibilita a comunicação e interação entre ouvintes e pessoas surdas favorecendo a inclusão dos mesmos em nossa sociedade. O aprendizado na língua de sinais nos possibilita a ter acesso a cultura surda, conviver em comunidade, e praticar a empatia através da acessibilidade linguística e comunicacinal”.
As inscrições seguem até o dia 25 de julho e podem ser feitas das 07 às 13h, presencialmente no CMEEIS que fica localizado na Avenida das Itaúbas, nº4251 esquina com a rua do Angicos. A previsão para o início do curso é 07 de Agosto.
Vale destacar que, na atual gestão, o Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop, passou por uma reforma completa, onde foram realizadas obras de adequações arquitetônicas e estruturais, para promover a melhor acessibilidade dos alunos da educação especial que recebem o atendimento educacional especializado. Também foram adquiridos brinquedos e materiais pedagógicos para a estimulação precoce e atendimento diferenciado. O Centro conta com o núcleo de libras, braile, autismo e deficiência múltipla.
Fonte: www.sinop.mt.gov.br/