David Willian
Daiane Stela / assessoria
Foi lançado hoje (28) o Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos estudantes. As Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, Esporte e Cultura, juntas tem o compromisso de promover ações integradas e multidisciplinares de educação e saúde, para crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública. O pontapé inicial foi na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Rodrigo Damasceno, onde autoridades, profissionais de saúde, educadores e alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto os detalhes do programa.
O PSE é um projeto importante instituído pelo Governo Federal, e que tem como parceiros: universidades públicas e particulares, Corpo de Bombeiros, Poder Legislativo, entidades, profissionais da área da saúde, entre outros colaboradores, que ao longo do ano irão realizar 14 ações em 34 escolas do município, sendo 30 municipais, três estaduais e uma filantrópica (Apae). As atividades serão desenvolvidas nas unidades de ensino de acordo com cronograma de atendimentos e agendamentos.
Serão abordados temas relacionados à saúde física, mental e emocional, incluindo prevenção de doenças, promoção da alimentação saudável, atividades físicas, saúde bucal, saúde sexual e reprodutiva, promoção da cultura, verificação da situação vacinal, entre outros assuntos, além de cuidados com o meio ambiente.
Lucélia Rosa uma das coordenadoras do programa destaca a importância de trabalhar esses temas nas escolas. “O PSE desempenha um papel importante na comunidade escolar, pois integra ações de saúde e educação. Com isso podemos identificar problemas de saúde, e trabalhar em cima da prevenção, promovendo hábitos saudáveis contribuindo com o desenvolvimento integral dos estudantes. Além disso, o programa fortalece a parceria entre escola e saúde pública, garantindo um ambiente mais saudável para o aprendizado e o crescimento dos alunos”, explicou a coordenadora.
O evento contou com a participação de vários personagens que levaram muita animação e empolgação para a criançada. A diretora da escola, Bernadete Maria Backes, reforçou a importância de a escola ser contemplada pelo programa e ter sido escolhida para dar início às atividades. “Para nós, enquanto escola, é importante escolhermos o projeto, porque sabemos a importância de trabalhar o tema saúde durante o ano todo na escola. Trabalhando a responsabilidade das crianças, com o cuidado consigo mesmo, com as questões do meio ambiente. O que eles aprendem aqui levam para as famílias, vai para a casa das crianças”, enfatizou.
Fonte: Assecom Sinop