Mãe de uma candidata se desesperou ao chegar na Universidade de Cuiabá (Unic) com a filha e encontrar o portão fechado. Em Mato Grosso, os portões fecham às 12h.

 

“Minha filha está há 5 anos estudando”, alegava a mãe, que chegou a se ajoelhar no chão e foi acolhida pela jovem. Ela não quis falar com a imprensa.

 

Outro candidato que perdeu a prova contou que mora no Três Barras e que saiu de casa por volta das 11h40 e alegou que não sabia que os portões fechavam 12h. “Eu achei que era 13h”.

 

Agnaldo Júnior, de 19 anos, afirmou que, mesmo perdendo a prova, está tranquilo. Ele que ainda não está na faculdade, afirma que vai tentar o Enem no próximo ano.

 

Profissionais da educação, entre professores e coordenadores, de várias instituições de ensino que estavam no local para apoiar os alunos fizeram um corredor para os candidatos passarem e deram força aos que, infelizmente, não chegaram no tempo. 

Enem 2023

Mais de 60 mil pessoas realizam neste domingo (5) a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso, que além das 90 questões, encaram a redação.

 

Conforme já divulgado, a primeira prova tem 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas – História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

 

A prova, que começa 12h30 – alerta para o fechamento dos portões às 12h -, tem 5h30 de duração. Os candidatos podem sair após 2h de prova, sem o caderno de questões.

 

Yuri Ramires

yuri@gazetadigital.com.br