As provas do Vestibular 2025 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), para ingresso no primeiro semestre, ocorrem neste domingo (08.12), com 6.545 candidatos inscritos. 

O Vestibular 2025/1 envolve uma prova com questões objetivas sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas tecnologias; e uma prova de redação. 

As provas serão aplicadas em etapa única neste domingo (08), com início às 13 horas e término às 18 horas, nas cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

Participam do certame, obrigatoriamente, os candidatos que concorrem aos cursos de Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Medicina. 

Além dos inscritos para as provas do Vestibular, também concorrem às vagas 2.056 candidatos que participam do processo seletivo por meio de análise de histórico escolar do Ensino Médio. 

Para o ano letivo 2025/1 foram disponibilizadas 2.550 vagas em 63 cursos, distribuídos em 13 municípios do Estado.

Documentos

Para a realização das provas, os candidatos deverão portar um documento de identificação oficial original com foto e uma caneta esferográfica de corpo transparente e tinta preta ou azul. Não é permitido o uso de relógios, aparelhos eletrônicos e celulares dentro das salas de aplicação das provas, sob pena de eliminação.

São considerados documentos válidos para identificação: cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que, por lei, tenha validade como documento de identidade; passaporte; Carteira Nacional de Habilitação; Carteira de Trabalho e Previdência Social; e documentos digitais com foto (e-Título, CNH, RG digital e Carteira de Identidade Nacional digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou no aplicativo Gov.br.  

Aos candidatos estrangeiros também é obrigatória a apresentação dos documentos de identificação, como passaporte; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório; documento provisório de Registro Nacional Migratório; cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente, emitido por Estado parte ou associado ao Mercosul.

Confira as regras e os itens permitidos no Item 12 do Edital, aqui.

Inclusão

Candidatos com deficiência física, cegueira, baixa visão, visão monocular, surdez, surdocegueira, déficit de atenção, dislexia, autismo, discalculia, entre outros têm direito a atendimento especializado. Também é assegurado pelo edital o atendimento específico para candidata gestante ou lactante ou para candidato com outra condição transitória específica, como acidente ou pós-cirúrgico.

A Unemat também ressalta que, para candidato trans (travestis, transexuais e transgêneros e pessoas que se identifiquem com outro gênero que não aquele designado a partir do sexo biológico em seu nascimento), é ofertada a opção de utilização do nome social.

Resultado

O resultado final do Vestibular será divulgado no dia 3 de fevereiro, com início do período letivo em 17 de fevereiro.

Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br.

Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com a Diretoria de Gestão de Concurso e Vestibulares (Covest) pelo e-mail vestibular@unemat.br ou pelo telefone (65) 98120-0095.

Fonte: Nataniel Zanferrari | Unemat

Foto: Crédito - Deivid Sulzbacher Fontes