A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Educação, concedeu posse a 39 novos servidores da educação, que atuarão na educação infantil e no ensino fundamental da rede municipal. A acolhida ocorreu na manhã desta sexta-feira (16), no Centro de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino (Ceforme), localizado em anexo à Secretaria.

O evento marcou o início da carreira desses profissionais como servidores públicos municipais, selecionados e contratados por meio do maior concurso público da história de Sinop, o nº 001/2024. Para a secretária de Educação, Salete Rodrigues, a chegada dos novos profissionais fortalecerá ainda mais a qualidade do ensino ofertado pela rede. “São profissionais capacitados e com bagagem suficiente para promover a troca de experiências e contribuir com o melhor ensino que podemos oferecer na rede municipal”, avaliou.

Durante o evento, Salete desejou boas-vindas aos novos profissionais e destacou a importância de que eles sirvam como suporte e referência em um setor fundamental para a formação do caráter e do futuro profissional dos cidadãos. “Desejo a vocês que possam ser suporte para alguém e que também tenham suporte de alguém. Essa troca de experiências e capacidades é muito importante. Independentemente de estarmos na Secretaria ou em sala de aula, somos profissionais responsáveis pela construção da sociedade do futuro”, discursou.

Em Sinop, as aulas retornam no dia 2 de fevereiro. Mais de 23,2 mil alunos já tiveram suas matrículas confirmadas para o ano letivo de 2026. Mais de 1,2 mil professores atuarão nas 45 unidades escolares do município, sendo 24 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e 21 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis).

A novidade mais aguardada para o retorno às aulas é a entrega dos uniformes e dos kits escolares. A Secretaria de Educação fará a distribuição já no primeiro dia de aula. A entrega ocorrerá na própria unidade em que a criança estuda e seguirá um padrão: os uniformes, padronizados, serão entregues nos tamanhos solicitados previamente, conforme levantamento realizado pela escola de referência; já os kits escolares são personalizados e contêm itens adequados à série em que o aluno está matriculado, considerando a idade e a fase de aprendizagem.

“Os kits são divididos por faixa etária, de acordo com aquilo que a criança vai utilizar. Temos os kits da creche, do Pré I e Pré II; do 1º ao 3º ano; e do 4º ao 5º ano. Os materiais são adequados à idade do aluno. Estamos oferecendo kits com materiais de qualidade: boa borracha, bom lápis, lápis de cor, tudo aquilo de que a criança precisa para desenvolver suas atividades. Percebemos que há uma motivação quando a criança recebe esse material, porque não há nada mais gostoso do que iniciar o ano com materiais novos”, comentou a secretária de Educação, Salete Rodrigues.

Neste ano, haverá novidade nos materiais escolares para alunos do 3º, 4º e 5º anos. “Vamos iniciar um trabalho com essas turmas utilizando o método de apostilas, com sistema de ensino. Por que trabalhar assim com esses anos? Porque, a partir do 4º ano, há o fracionamento de professores, que passam a atuar mais por área, e os livros do Governo Federal não abrangem todos os conteúdos necessários. Já no 1º e 2º anos, utilizamos o método de alfabetização, com mais atividades concretas, jogos e leitura de livros — com material do programa Alfabetiza MT”, explicou Salete.

Neste ano, o município retorna às aulas com investimentos de R$ 60 milhões na rede de educação básica, com o objetivo de garantir a qualidade do ensino. A secretária reforça que a qualidade do aprendizado é resultado da soma entre os investimentos do poder público e a frequência dos alunos em sala de aula. “É imprescindível — este é um ponto principal — que a criança não falte à escola, pois toda a programação do professor tem continuidade. Quando a criança falta, pode perder o início de um conteúdo, o que prejudica a assimilação da matéria”, destacou.

Veja também: Prefeitura de Sinop prepara retorno às aulas com kit escolar e uniforme

Fonte:Assessoria de Comunicação
 
Autor:Roneir Corrêa