Autor: Mylene Dias / Assessoria

Durante a manhã desta quinta-feira (20), a Prefeitura de Sinop realizou um treinamento com a equipe do Corpo de Bombeiros Municipal sobre captura de enxames de abelhas. Os militares receberam instruções do zootecnista da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, João Batista, a respeito da forma correta de remover os enxames, quais os cuidados necessários a serem tomados, os trajes e equipamentos que devem ser utilizados e como o manejo precisa ser feito durante todo o procedimento de remoção, para garantia da segurança da população e preservação dos insetos. 

O zootecnista apresentou a importância das abelhas para o desenvolvimento do ecossistema e também da economia, tendo em vista a capacidade de produção de itens altamente comercializáveis como mel, própolis e outros. Outro ponto destacado foi o risco médico causado pela picada do inseto, quando acontece com população alérgica. “A sensibilização da Prefeitura de Sinop através da secretaria de Assistência Social nos levou a buscar parcerias com o Corpo de Bombeiros e com os apicultores para que nós pudéssemos prestar, de forma mais eficiente, o serviço não apenas de extermínio de enxames, mas de remoção. Garantindo assim a seguridade desses insetos, a certeza que vamos ter alimentos para o futuro e da mesma forma proporcionando segurança para nossos munícipes”, detalhou. 

O Secretário de Desenvolvimento Econômico Klayton Gonçalves ressaltou o alcance positivo e a contribuição socioeconômica que o treinamento trará para Sinop. “Desde o início da gestão o prefeito Roberto Dorner tem pedido que trabalhássemos esse setor tão importante. Recentemente foi sancionada uma lei em prol do desenvolvimento da cadeia do mel e já após os primeiros dias de sanção nós estamos trabalhando junto com o Corpo de Bombeiros, quero agradecer ao coronel Jean e toda equipe que está participando. A partir daqui nós conseguiremos trabalhar não só a segurança pública, mas também o desenvolvimento econômico, já que a captura de muitos desses enxames dentro da nossa lei poderão ser doados e passados para produtores”, considerou. 

De acordo com o Capitão Brito diariamente as guarnições do Corpo de Bombeiros Municipal se deparam com ocorrências de enxames de abelhas em residências e outros locais da cidade. “Com essa instrução, com certeza vamos fortalecer a parte técnica e também o canal de comunicação com as cooperativas e com a própria Prefeitura. As ocorrências serão atendidas com mais eficiência podendo favorecer a população, quando as abelhas oferecerem risco iminente à vida e também no caso dos insetos, para fazermos a devida captura deles”, detalhou o militar.

Por fim, participante da capacitação, o soldado Bruno Luiz relata sua experiência sobre a manhã de aprendizado. “Foi um treinamento bem válido, porque é uma atividade que desempenhamos bastante em Sinop e na região. Nós aprendemos a realizar o manejo das abelhas de forma correta e principalmente a preservar esses animais que são extremamente necessários para preservação do meio ambiente e também para que possamos produzir alimentos de qualidade na nossa região, no caso o mel, própolis e todos os outros alimentos que essa cadeia produtiva pode nos oferecer”, completou. 

Fonte: www.sinop.mt.gov.br/