45 ANOS DE HISTÓRIA

No dia 20 de julho de 1978, foi criado o Instituto de Ensino Superior de Cáceres (Iesc), que traz em sua história a marca de ter nascido no interior, com a meta de promover o ensino superior e a pesquisa. Em 19 de dezembro de 1985, o Poder Executivo Estadual institui a Fundação Centro Universitário de Cáceres (Fcuc), vinculada à Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Mato Grosso. Em 17 de julho de 1989, passa a denominar-se Fundação Centro de Ensino Superior de Cáceres (Fcesc). 

Em 16 de janeiro de 1992, passa a denominar-se Fundação de Ensino Superior de Mato Grosso (Fesmat), época marcada pela expansão para outras regiões de Mato Grosso: o primeiro núcleo criado fora de Cáceres é o de Sinop, em 1990, seguido pelos de Alta Floresta, Alto Araguaia, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda e Luciara em 1991, Barra do Bugres e Colíder em 1994, Tangará da Serra em 1995 e Juara em 1999.

Em 15 de dezembro de 1993, institui-se a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), transformando em câmpus os antigos núcleos pedagógicos.

Em setembro de 2013, a Unemat recebe em transferência os cursos de graduação em Direito, Enfermagem, Educação Física e Administração oferecidos pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (Uned) e, em dezembro do mesmo ano, a Universidade assume os cursos da União do Ensino Superior de Nova Mutum (Uninova), passando a ter 13 câmpus.

Hoje, cerca de 23 mil alunos são atendidos pela Unemat em 13 câmpus, 21 núcleos pedagógicos e 11 polos educacionais de Educação a Distância, estando presente diretamente em 47 municípios e, indiretamente, em todo o Estado. Atualmente, a Instituição conta com 60 cursos presenciais de oferta contínua, além de 106 cursos em modalidades diferenciadas. Já na pós-graduação, a Unemat possui quatro doutorados institucionais, dois doutorados interinstitucionais (Dinter), três doutorados em rede, 11 mestrados institucionais,11 mestrados profissionais e 18 especializações.

A Unemat, desde sua criação, desenvolve ações pioneiras para atender à população de Mato Grosso e às demandas específicas do Estado, tanto para formação de professores como para formação de diversos profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

O programa Parceladas é criado em 1992 como uma modalidade diferenciada de ensino, com objetivo de atender às demandas de formação de professores em diferentes regiões de Mato Grosso. O modelo de formação presencial oferecido em regime parcelado ou em regime contínuo serviu de exemplo para outras universidades brasileiras.

O ensino a distância passa a ser ofertado em 1999, com objetivo inicial de formar professores da rede pública nos cursos de Pedagogia e Educação Infantil. A partir de 2008, a Instituição integrou o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Em 2010, a Unemat passa a oferecer por meio da UAB cursos de bacharelados, e atualmente oferta cursos de especialização lato sensu em diferentes áreas.

Por meio da Diretoria de Educação Indígena, atual Faculdade Indígena Intercultural (Faindi), a Unemat oferta desde 2001, cursos de licenciaturas específicos e diferenciados para mais de 30 etnias e, em 2023, torna-se a primeira instituição do Brasil a ofertar curso de bacharelado em Enfermagem Intercultural.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Unemat