
O Campeonato Mato-grossense de 2014 vai começar só no dia 19 de janeiro – uma semana após a data prevista – e não deverá contar com o Clube Esportivo Operário Várzea-grandense. Reunidos na tarde desta terça-feira na sede da FMF, os clubes definiram uma nova fórmula de disputa: dois grupos na primeira fase e mata-mata no restante da competição.
Apesar de conquistar o acesso com o vice-campeonato na Segundona deste ano, o Chicote enfrenta sérios problemas internos, principalmente após o vexame da eliminação na Copa Mato Grosso. De acordo com o presidente do Mixto, Éder Moraes, o vereador Maninho de Barros, primeiro vice-presidente do CEOV, teria lhe confidenciado as dificuldades de manter a equipe no próximo ano. “Pelo que o Maninho disse, dificilmente o Operário disputará o Estadual de 2014”, confirmou Moraes.
Quem também tem presença incerta é o Sorriso. Assim como o Tricolor, o Lobo do Norte não enviou representante à reunião. O presidente Celso Kosac, que colocou o cargo à disposição esta semana, disse que “se não aparecer alguém para ficar a participação do time ficará comprometida”.
Os dirigentes dos clubes, que já haviam se mostrado contrários à fórmula anterior, apresentada pela FMF, aprovaram uma nova proposta, aprovada pela entidade.
De acordo com o novo regulamento os 11 clubes (contando com o Operário) foram divididos em suas chaves. Na Sul (A) jogarão REC, Vila Aurora, União, Cacerense e Cuiabá. Na Chave Norte (B): Sinop, Sorriso, Luverdense, Operário, Mato Grosso e Mixto.
Na primeira fase as equipes jogarão dentro dos respectivos grupos em turno e returno, classificando-se as quatro primeiras de cada chave. A Segunda Fase será disputada no sistema eliminatório (mata-mata), sendo assim até a decisão do título.
O critério de descenso definiu que na Chave Sul (que tem cinco equipes) apenas um clube será rebaixado para a Segunda Divisão; no Grupo Norte (com seis equipes), duas cairão.
Copa Verde
A FMF também confirmou a realização da Copa Verde, que terá a participação de mais de 30 clubes das regiões Norte, Centro-Oeste, além de duas equipes do Espírito Santo. A competição terá início em 16 de janeiro, terminando em 19 de fevereiro. Mato Grosso será representado por Mixto e Cuiabá.
Fonte: SportSinop/Valcir Pereira e Com Luiz Esmael, do jornal A Gazeta
Foto: Redação/SportSinop