O Luverdense completa 20 anos de história nesta quarta-feira (24). Com diversas dificuldades ao longo da trajetória, o clube de Lucas do Rio Verde busca voltar a disputar as séries do Brasileirão.
A atual gestão, de Aluízio Bassani, abateu 50% das dívidas deixadas pelos mandantes anteriores. Em 2022, o Verdão do Norte ameaçou fechar as portas por falta de chapa registradas para as eleições internas.
Porém nem tudo foi assim. O Luverdense conquistou o primeiro título, a Copa FMF, ainda no ano de fundação, em 2004. Na mesma competição, o LEC levantou a taça em outras três oportunidades, em 2007, 2011 e 2019.
O Verdão do Norte também se consagrou tricampeão estadual, com troféus alcançados em 2009, 2012 e 2016. Outro título ganho pelo time de Lucas foi a Copa Verde, de forma invicta, em 2017.
Com menos de 10 anos de fundação, o Luverdense se tornou o primeiro time de MT a disputar a Série B no atual formato, após ter conquistado o histórico acesso à segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2013.
No mesmo ano, o clube fez uma campanha inédita na Copa do Brasil, vencendo Tupi-MG, Bahia e Fortaleza nas primeiras fases da competição. Nas oitavas de final, enfrentou o Corinthians e ganhou o jogo de ida, no Passo das Emas, porém foi eliminado na partida de volta, em São Paulo.
O LEC se manteve na Série B por quatro temporadas, entre 2014 e 2017. Em 2016, conseguiu a melhor campanha do clube, terminando em 9º colocado com 55 pontos, 13 vitórias, 16 empates e nove derrotas.
Em 2017, foi rebaixado à Série C e ficou até 2019, quando caiu à Série D. Durante a pandemia, o time de Lucas desistiu de disputar a quarta divisão do Brasileirão devido aos problemas financeiros.
Atualmente, o Luverdense almeja conquistar a vaga na Série D por meio do Campeonato Mato-grossense, que cede dois espaços à competição.
“Temos orgulho da história que escrevemos até aqui. Queremos continuar escrevendo novos capítulos no futebol brasileiro. A nossa trajetória foi marcada por conquistas e muita dedicação ao Luverdense. Hoje o Luverdense é motivo de orgulho para Lucas do Rio Verde e para o estado do Mato Grosso”, escreveu o clube em comemoração aos 20 anos de fundação.
Fonte: Da Redação/Olharesportivo
Foto: Assessoria Luverdense