
Jogando no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, o Luverdense venceu o Brasiliense por 1 a 0 pela 12ª rodada do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro. Apesar do placar magro, o LEC comandou a partida e foi bem superior ao adversário, que se limitou a se defender e criou poucas chances de gol.
Com o resultado, o time da casa chegou aos 26 pontos e assumiu a liderança do Grupo provisoriamente, já que o Fortaleza, com 23 pontos, joga mais tarde, à 19 horas, contra o CRB.
Para o time de Brasília, a derrota pode ser determinante na disputa pela classificação. O Jacaré começou a rodada dentro da zona de classificação à próxima fase, mas ficou estacionado nos 21 pontos, empatado com Águia e Santa Cruz, e agora é o sexto colocado.
LEC sai na frente
O forte calor na cidade de Lucas do Rio Verde castigou os atletas das duas equipes, principalmente do Brasilense. O lateral-esquerdo Gleydson, por exemplo, não aguentou e pediu para ser substituído ainda no primeiro tempo.
Mesmo assim, o jogo era corrido e o time da casa levava vantagem, criando as melhores oportunidades e dominando o setor de meio de campo. Sem os atacantes Tozim e Mizael, o técnico Júnior Rocha apostou em Tatu isolado no ataque, reforçando o meio de campo em um sistema 4-5-1. Em um primeiro tempo de poucas chances de gol, o LEC era mais perigoso, mas sentia a ausência de seus dois atacantes titulares e o Brasiliense se defendia bem, limitando-se a sair apenas nos contra-ataques.
Quando o empate sem gols parecia se encaminhar até o intervalo, o Luverdense conseguiu abrir o placar através de uma jogada ensaiada pelo técnico Júnior Rocha. Em uma cobrança de escanteio, aos 42 minutos, o volante Gilson desviou de cabeça no primeiro pau e o atacante Tatu apareceu na segunda trave para completar para o gol, colocando o LEC na frente.
Vitória confirmada
Mesmo em vantagem no placar, o Luverdense seguiu atacando mais do que o adversário no segundo tempo. O Brasiliense se defendia bem, mas não criava muito no ataque. Com a lesão do experiente Baiano, logo no início da etapa final, o Jacaré ficou ainda mais sem inspiração e perdeu também uma de suas principais armas, a bola parada, especialidade do ex-jogador de Palmeiras e Boca Juniors.
O Brasiliense sentiu mesmo o calor e tomou pressão no final do jogo. Por muito pouco o time da casa não ampliou o placar, mas perdeu muitos gols que não costuma perder. Apesar de não conseguir matar o jogo, o Luverdense controlou a partida até o seu final e, sem sustos, encaminhou a vitória, administrando o resultado.
PRÓXIMOS JOGOS
Na 13ª rodada, o Brasiliense recebe o CRB na Boca do Jacaré, no próximo domingo, às 10 horas da manhã. Mais tarde, às 16 horas, o Luverdense enfrenta o Treze, no Estádio Presidente Vargas.
Fonte: SportSinop/Valcir Pereira e AFI/foto:Brasiliense
Foto: Redação/SportSinop