
Sampaio Corrêa e Mogi Mirim com chances muito boas de acesso. Treze, Baraúnas e Rio Branco ‘próximos’ do rebaixamento. É o com indica projeção realizada pelo site Chance de Gol com base na classificação final do 1º turno da Série C do Campeonato Brasileiro. O returno começa neste final de semana.
No Grupo A, o líder Sampaio Corrêa tem 99.9% de chance de avançar. Isso por causa do seu retrospecto até aqui – foram apenas duas derrotas, ambas fora de casa. Em seguida, quatro times aparecem com os mesmos 17 pontos na classificação, mas quem leva a vantagem é o Santa Cruz (3.º colocado), com 68,2%.
Depois vem: Cuiabá (vice-líder), com 65,5%; Luverdense (quarto), com 61,8%; e Águia (quinto), com 11,8%. O detalhe é que mesmo fora do G4, os tradicionais Fortaleza (sexto) e CRB (sétimo) ainda estão no páreo. O primeiro, agora dirigido pelo ‘Rei do Acesso’ Luís Carlos Martins, tem 50,4%, seguido do outro, com 35,4%.
Apesar dos 15 pontos conquistados, o Brasiliense (oitavo) tem apenas 6,9% de ficar com vaga na próxima fase. Pior que ele apenas Treze (nono), com 0,03%; Baraúnas (décimo), com quase 0%; e Rio Branco (lanterna), também na mesma situação.
No Grupo B os paulistas lideram as chances de ficar com a vaga. Primeiro aparece o Mogi Mirim (terceiro), com 99,4%. Isso porque o time venceu todos os seus jogos em casa, e ainda ‘rouba’ pontos importantes contra os rivais fora. Atrás vem o Guarani (único invicto e líder), com 89.6%.
Na vice-liderança, o Caxias também tem sua vaga encaminhada. O time gaúcho tem 82,4%. Seguido de Macaé (quarto), com 44,1%; Vila Nova (quinto), 32,8%; e Madureira (sexto), com 47,3%.
Situação contrária a de Betim (sétimo), Grêmio Barueri (oitavo), Duque de Caxias (nono) e Crac (décimo). Ambos tem 3,7%; 0,007%, 0,5% e 0,007%, respectivamente. Dificilmente mudarão o cenário da chave no segundo turno.
Se ainda é cedo para definir os times que se classificarão à próxima fase do Campeonato Brasileiro da Série C, na briga contra o rebaixamento é possível dizer que Treze, Baraúnas e Rio Branco estão praticamente na Série D de 2014. Pelo menos é o que indica o siteChance de Gol.
A distância do Treze (nono colocado) para o Brasiliense (oitavo) é de sete pontos, distância considerável para times que buscam se livrar do descenso. Por isso, os números surpreendem. O time paraibano tem 93,8% de cair, seguido do Baraúnas (décimo), com 99,92%; e Rio Branco (11.º), com quase 100%.
Vale lembrar que, ao contrário do Grupo B, três times serão rebaixados nesta chave. Isso porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) incluiu o Rio Branco quando o campeonato já havia começado. Então, por ter 11 agremiações são mais os que caem. A situação dentro do Z4 não deve mudar até o final.
O Brasiliense tem apenas 3,4%, número pequeno e que comprova a situação dentro do Grupo A. Os demais vem: CRB (sétimo), com 0,3%; Fortaleza (sexto), com 0,2%; Águia (quinto), com 2%; Luverdense (quarto), com 0,09%; Santa Cruz (terceiro), com 0.07%; Cuiabá (vice-líder), com 0,1%; e Sampaio Corrêa (líder), com quase 0%.
No Grupo B, apesar de não estar na zona de rebaixamento o Grêmio Barueri (oitavo) é o que mais mostra fragilidade. O time tem jogadores experientes, como é o caso do goleiro Márcio, volante Alê e meia Harison, mas não encaixou. O resultado? 77,5% de cair e a quarta pior defesa entre os 21 times da competição.
Atrás vem o Crac (lanterna), com 66,4%. Apesar deste número, o time mostrou evolução com a chegada do técnico Hemerson Maria e vem conquistando bons resultados, exemplo: empates contra Duque de Caxias (fora de casa) e Guarani (em Catalão). Aliás, o Duque (nono), tem 44,5%.
Despreocupados com o descenso estão: Guarani (líder), Caxias (vice-líder) e Mogi Mirim (terceiro), ambos com quase 0%; Macaé (quarto), com 0,3%; Vila Nova (quinto), com 0,9%; Madureira (sexto), com 0,3%; e Betim (sétimo), com 10,2%.
Fonte: SportSinop/Valcir Pereira e Com o site Futebol Interior
Foto: Redação/SportSinop