Começou nesta terça-feira (23) mais um mutirão de cirurgias de catarata em Sinop, onde estão previstos 210 procedimentos, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, por meio da Central de Regulação.

As cirurgias são realizadas por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Sinop, o Programa Mais MT Cirurgias, do Governo de Mato Grosso, e o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires. A ação faz parte do “Fila Zero”, que visa diminuir a fila de pessoas que aguardam por cirurgias.

Os procedimentos estão sendo realizados no Centro de Especialidades Médicas, por meio de agendamento da Central de Regulação. São contemplados apenas os pacientes que já aguardavam na fila de espera, em que a regulação entra em contato informando o dia, local e horário da cirurgia. Por isso é importante que os pacientes mantenham o cadastro único sempre atualizado e fiquem atentos à convocação, para que seja possível zerar essa fila o quanto antes.

A catarata é uma condição ocular que afeta milhões de pessoas, levando à perda da visão se não for tratada. Ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento, porém, existem casos de catarata congênita (de nascença) ou provocada por fatores como exposição demasiada ao sol sem óculos apropriados. E a única forma eficaz de tratar a catarata é através da cirurgia. Essas cirurgias irão restaurar a visão desses pacientes que aguardavam por oportunidade de melhorar a qualidade de vida.

O pensionista Antonio Soeiro Pires, aguardava na fila há pouco mais de um ano, e expressou felicidade por ter sido chamado para realizar a cirurgia. “Eu enxergava muito bem, tinha as vistas boas, vai melhorar a minha qualidade de vida. Estou muito feliz”, pontuou.

Fonte: REPÓRTERMT

Foto: Reprodução