O novo Plano Diretor de Sinop, sancionado nesta sexta-feira (19) pelo prefeito Roberto Dorner (PL), prepara a cidade para mais de 3 milhões de habitantes nos próximos 50 anos. Isso se dá pela possibilidade de verticalizar as construções, com um melhor uso e aproveitamento do solo, com a construção de prédios maiores em áreas menores e a reorganização do perímetro urbano. Atualmente, Sinop tem cerca de 196 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em 2023.
Conforme o secretário de Planejamento Urbano de Habitação do Município, Luiz Magnani, esta previsão de comportar um crescimento de habitantes é apontada nos estudos técnicos conduzidos pela pasta para subsidiar o plano. Ele destaca que além de permitir o crescimento organizado de Sinop, com condições de construir moradias e estancar o déficit habitacional, fomentar a construção de prédios possibilita manter a qualidade de vida das pessoas e uma mobilidade urbana eficiente.
"Já temos na cidade vários grandes empreendimentos que estão apostando em prédios, temos uma torre de 42 andares em construção e um grande número de empresas que trabalham com verticalização vindo para Sinop fazer estudo. O novo plano diretor possibilita cada vez mais investimento nesta área pois traz uma segurança jurídica para quem quer construir aqui, além de um planejamento sólido de crescimento para o futuro. Tudo isso mantendo as áreas centrais e os bairros de Sinop bem assistidos de serviços públicos. Então deixamos um plano extremamente ultrapassado, de 2006, para um plano moderno e inclusivo", afirma o secretário.
A regra atual permite a construção de prédios sem limite de andares na área central e de até 25 andares em avenidas, fruto de uma mudança na Lei, de autoria do Executivo, feita em 2022. Agora, a mudança que incentiva a verticalização de Sinop é o aumento do coeficiente de aproveitamento da área.
O secretário explica que esses novos parâmetros para as construções incentivam os empreendedores a investirem em Sinop, e como consequência, estudos apontam o aumento da arrecadação de outros impostos, geração de renda, empregos e impacto em toda a economia local.
Cidade em constante crescimento
O aumento dos investimentos e construções na cidade pode ser medido pelos alvarás emitidos pela Prefeitura. Conforme o secretário, em metros quadrados, a concessão de alvarás aumentou em 46% em 2024, em relação ao mesmo período do ano passado. No primeiro semestre de 2023, foram emitidos alvarás que autorizam a construção de 281 mil m², enquanto em 2024,houve a emissão de 412 mil m².
"A boa gestão pública gera segurança econômica e posiciona Sinop como uma das melhores cidades para se investir. Acreditamos que isso melhora diretamente a vida das pessoas pois gera empregos, renda, aumenta a arrecadação pública, então temos mais investimentos em saúde, educação, segurança e moradia. O plano diretor ajuda a conduzir esse crescimento da cidade, para que ele seja ordenado e planejado, e possa gerar este efeito multiplicador de benefícios aos sinopenses", avalia.
Fonte: MT Cidadão
Reprodução