A Nova Rota do Oeste incluiu no projeto mais um viaduto de travessia da BR-163 em Sinop, localizado na região da Inpasa. O planejamento inicial previa seis passagens urbanas elevadas, e com a alteração, terá sete. O prefeito de Sinop, Roberto Dorner (PL), defensor de melhorias na rodovia, acompanha de perto o projeto e comemora a conquista.
"A nossa luta pela 163, junto ao governador Mauro Mendes, é por todos nós que acreditamos que Sinop merece mais. Estamos trabalhando há muitos anos para a realização deste sonho. Todo o investimento na duplicação e recuperação, e agora, mais uma passagem urbana, são motivos para comemorar", destaca o prefeito.
Conforme a Nova Rota do Oeste, o contrato de concessão previa inicialmente a construção de seis viadutos em Sinop, porém, foi identificada a necessidade de incluir um viaduto no km 819, próximo a Inpasa. A estrutura atenderá o acesso e retorno à empresa e ao bairro Alto da Glória.
Após articulação do prefeito Dorner, em junho, foi assinada a ordem de serviço junto ao governo do Estado e à Nova Rota, que trouxe investimento estadual de R$ 370 milhões para Sinop, com a duplicação de 26 km, recuperação do asfalto em 17 km de travessia urbana e construção de seis viadutos no perímetro urbano.
A construção do sétimo viaduto não está inclusa na ordem de serviço assinada em 27 de junho e vai compor o pacote de duplicação de Sinop a Sorriso, afirma a Nova Rota do Oeste em nota.
O prefeito de Sinop considera prioritária a melhoria da logística e da segurança nas estradas, que é conhecida como "estrada da morte" pelo alto índice de acidentes. Enquanto esteve na presidência da Comissão BR-163 no Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental (Cidesa) - composto por Sinop e mais 14 municípios - vinha cobrando por melhorias na BR-163.
Obras previstas
Além do novo viaduto anunciado, que vai atender toda a região do bairro Alto da Glória e Inpasa, serão construídos seis viadutos nos seguintes pontos: entroncamento das avenidas Integração e Jonas Pinheiro (KM 839); entroncamento com a MT-423, que conecta ao município de Cláudia (KM 844); e no entroncamento com a MT-438, que conecta ao município de Vera (KM 812). Os outros três viadutos serão construídos nos KMs 831 (na região de acesso à MT-140/Santa Carmem); 833 (Av. Foz do Iguaçu); e 854 (acesso à MT-220).
Com prazo estimado de 24 meses, a concessionária Nova Rota Oeste prevê obras de duplicação em dois segmentos distintos: entre a MT-438 (km 812) e o bairro Alto da Glória (km 822); e após a travessia urbana de Sinop (onde a pista já é duplicada), do km 839 ao Camping Club (km 855), somando 26 quilômetros de pista nova. Também haverá a recuperação de toda a travessia urbana do município, do bairro Alto da Glória (km 818) ao novo viaduto da avenida Jonas Pinheiro (km 839).
Foto: Divulgação Rota do Oeste