O novo Plano Diretor de Sinop (a 500 km ao Norte de Cuiabá) foi sancionado pelo prefeito Roberto Dorner (PL), que anunciou a novidade nas redes sociais nesta sexta-feira (19). A expectativa do setor da construção civil é grande em torno dos benefícios que as mudanças trazem, como o fomento a novos empreendimentos verticais e a ampliação do distrito industrial pelo zoneamento.
"Tenho a satisfação de anunciar que sancionei hoje o Plano Diretor de Sinop. Resultado de um trabalho conjunto. Tivemos a tranquilidade de convidar a sociedade para discutir e, hoje, todos podem se orgulhar, pois traz muitas oportunidades de crescimento. Poucos têm condições de pensar e planejar a cidade para o futuro, e nós estamos atualizando esse plano para criar as condições ideais para mais um salto de desenvolvimento. A publicação oficial deve sair nos próximos dias", afirma o prefeito Roberto Dorner.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A construção do novo marco do planejamento de Sinop foi elaborado por muitas mãos e conduzido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano. O Conselho é formado por representantes das universidades, secretarias, associações, sindicatos e setor empresarial. Além disso, foram feitas audiências públicas que contaram com ampla participação popular. A aprovação na Câmara de Vereadores, no dia 15 de julho, foi unânime.
Em 2022, o Executivo enviou proposta à Câmara de Vereadores e aumentou o limite de andares para construção de prédios em Sinop, já com o objetivo de atrair investimento e novos empreendimentos imobiliários e empresariais. Com isso, na área central não há limite de andares, nas avenidas o limite é 25 pavimentos, enquanto nas ruas, são permitidos até 12 pavimentos.
Agora, a mudança que incentiva a verticalização de Sinop, é o aumento do coeficiente de aproveitamento das áreas. Na prática, é possível construir prédios com mais andares do que antes, em todas as regiões da cidade.
Outra alteração é o aumento dos limites do Distrito Industrial, como parte das mudanças do zoneamento da cidade. Com a nova redação, houve uma ampliação e demarcação de áreas para implantação de indústrias de grande porte. Antes, o distrito industrial e comercial era limitado às margens da BR-163, entre o Corpo de Bombeiros e o Parque de Exposições, hoje foi pensado em novas áreas com condições e infraestrutura para atender as demandas desse setor. Esta medida também faz parte das ações para atrair investidores e indústrias para Sinop.
O zoneamento também fixa o perímetro urbano de Sinop e possibilita um planejamento a médio e longo prazo de investimentos com habitação social, mobilidade urbana, e novas adaptações de leis, como o novo Plano de Mobilidade Urbana que deve ser finalizado já com adaptações para atender ao Plano Diretor.
Outra importante alteração é o fomento aos corredores verdes na área urbana de Sinop. Está prevista a criação de áreas com função ecológica, nas proximidades de cursos d'água que nascem nos parques municipais urbanos. Com isso temos a proteção da fauna e flora, bem como espaços para um maior bem-estar da população.
DO REPÓRTER MT
Foto: Assessoria