A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, disponibiliza a partir desta quarta-feira (3) três novos serviços totalmente on-line. Agora, os Alvarás de Publicidade, Alvarás de Demolição e Renovação de Alvarás são emitidos diretamente pelo site da instituição. A digitalização amplia o conjunto de processos já ofertados pelo município e tem como objetivo facilitar o acesso da população e tornar o atendimento mais ágil, organizado e transparente.
Para solicitar qualquer um dos serviços, o cidadão deve acessar o site oficial da Prefeitura pelo link https://www.sinop.mt.gov.br/ e selecionar o ícone “Nota Fiscal”. Em seguida, o sistema redireciona para a plataforma digital onde é possível realizar o login e emitir as solicitações. O modelo dispensa o atendimento presencial e oferece todas as etapas de forma digital, incluindo envio de documentos, acompanhamento e emissão final.
A secretária municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso, ressaltou que a digitalização representa um avanço significativo na relação entre o poder público e o cidadão. “Disponibilizar esses serviços de forma totalmente on-line é um avanço importante para modernizar a relação entre o cidadão e a Prefeitura. Esse formato reduz deslocamentos, agiliza processos e dá mais transparência às etapas de análise. Nosso objetivo é tornar o atendimento mais eficiente e acessível, garantindo que profissionais, empresas e a população em geral tenham respostas mais rápidas e um serviço público à altura do crescimento de Sinop”, afirmou.
O engenheiro da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, Fernando Morari, explicou que o objetivo da pasta é migrar todos os processos para o ambiente digital para proporcionar padronização, comodidade e controle ao contribuinte. “Estamos migrando todos os processos da Secretaria para o on-line justamente para dar praticidade, comodidade e mais transparência para o contribuinte e para os profissionais, até para que eles possam fazer o acompanhamento desses processos de forma mais prática. Agora implantamos a renovação de Alvará e a emissão de Alvará de Publicidade e Alvará de Demolição on-line”, pontuou.
O engenheiro detalhou que a digitalização proporciona economia, rapidez e controle direto das etapas. “Esses três itens são tipos de alvarás que já estavam sendo emitidos pela secretaria de forma física, e agora, migrando para o on-line, vão trazer muito mais agilidade e praticidade, porque são itens que as pessoas não precisam solicitar presencialmente. Elas fazem a solicitação, o envio de documentos e o pagamento da taxa tudo pelo sistema. A emissão do documento também ocorre de forma on-line, sem necessidade de comparecer à secretaria”, explicou.
Para o engenheiro, outra facilidade é que o processo passa a ser totalmente transparente e acompanhado pelo próprio solicitante de forma simultânea. “Como é feito on-line, a pessoa acompanha todo o passo a passo: o dia que anexou, o dia que foi liberado, o que está faltando. Esse monitoramento ajuda no processo e dá mais transparência. Se tudo estiver correto e toda a documentação estiver anexada, o alvará pode ser liberado em até 15 dias”, disse.
Fernando Morari também alertou sobre o andamento dos processos iniciados antes da implantação da emissão on-line. “Os processos antigos, que já tinham taxas emitidas, seguem de forma física por conta dessas taxas anteriores. Já os novos processos, a partir de agora, serão totalmente on-line. A central de ISSQN não emitirá mais essas taxas e já orienta os profissionais a usar exclusivamente o sistema digital”, explicou.
Para dúvidas sobre os serviços digitais, os interessados podem entrar em contato pelo número (66) 99249-9139 (WhatsApp).
Fonte:Assessoria de Comunicação
Autor:Jhayne Lima


