Nesta quarta-feira (20), comemora-se o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra,  data que reforça a luta pela promoção da igualdade racial e pelo fim do racismo. Com o objetivo de intensificar a conscientização da sociedade sobre o tema, a secretaria de Assistência Social vai realizar, no decorrer desta semana, rodas de conversas nos CRAS.

O tema central das rodas de conversas será "Promovendo a diversidade étnica e cultural na comunidade", o primeiro encontro será no CRAS Paulista, na quinta (21), e na sexta-feira (22), no Centro de Convivência Dona Zezé, ambos no período da manhã, a partir das 8h. Serão debatidos assuntos como a importância de promover a igualdade racial em todos os setores da sociedade e encontrar soluções práticas para a superação de todas as formas de racismo.

A data (20/11) marca a morte de Zumbi dos Palmares, uma das referências nacionais na luta pelo fim da escravidão e contra o racismo. Depois de entrar no calendário oficial em 2011 e ser considerada feriado em alguns estados e municípios, neste ano, pela primeira vez, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra será celebrado oficialmente como feriado nacional em todo o país, isso porque em 2023 o Congresso Nacional aprovou a Lei 14.759/23 que possibilitou essa transformação.

Em 2021,  o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que trabalha deliberando e fiscalizando políticas públicas voltados à promoção da igualdade racial no município, foi reativado e retornou ao pleno funcionamento. Já neste ano, Sinop recebeu, do Ministério da Igualdade Racial, pela participação no edital de chamamento público “SNPIR Nº 5/2021”, um veículo Fiat Pulse 0 Km e outros equipamentos como computadores e televisão.
 
Esses itens são utilizados pelo município em todas as ações de fortalecimento e de promoção da igualdade racial. A conquista dos equipamentos tem facilitado a mobilidade da equipe da secretaria de Assistência Social, bem como do Conselho Municipal, que trabalha diversas temáticas relacionadas ao enfrentamento do racismo e promoção da diversidade étnica nos CRAS, CREAS e também fora das unidades, em escolas, instituições e empresas privadas.
 
Fonte:Assessoria de Comunicação
 
Autor:Mylene Dias