om o objetivo de melhorar o processo legislativo, os servidores da Câmara Municipal de Sinop estão participando, ao longo desta semana, de um ciclo de capacitação e oficinas promovido pelo Interlegis – programa do Senado Federal, executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro, que visa à modernização, integração e fortalecimento da cooperação entre as casas legislativas em todo o Brasil.

O evento, iniciado na segunda-feira (21) e com encerramento previsto para sexta-feira (25), está sendo realizado no auditório da UNIFASIPE. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Sinop, o Instituto Legislativo Brasileiro e o Senado Federal.

“Solicitamos esse treinamento à equipe do Instituto Legislativo Brasileiro e do Senado Federal com o objetivo de capacitar os servidores da Câmara de Sinop, e também estendemos essa oportunidade às Câmaras de outros municípios, para que todos possam aproveitar esse valioso treinamento voltado ao aprimoramento legislativo da nossa região. Este é um momento crucial para enriquecer o conhecimento, modernizar e fortalecer o funcionamento das nossas Câmaras Municipais”, destacou o presidente da Câmara de Sinop, Paulinho Abreu (PL).

As oficinas estão sendo ministradas por uma equipe especializada do Senado Federal. Durante o curso, os participantes recebem instruções sobre a implantação e o funcionamento do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), com foco nas configurações e na alimentação de dados relacionados ao processo legislativo, desde a apresentação de proposições, sua tramitação até a deliberação final no plenário.

Outro tema abordado no curso são as normas jurídicas e as diretrizes que orientam a elaboração, redação, alteração, consolidação e encaminhamento de proposituras, proporcionando uma visão completa e atualizada sobre o processo legislativo.

Criado em 1997, o Interlegis é um programa do Senado Federal, executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro, com foco na capacitação e na disseminação do conhecimento no âmbito legislativo. Em Mato Grosso, além da Assembleia Legislativa, outras 111 Câmaras Municipais fazem uso do sistema. O Legislativo de Sinop aderiu ao Interlegis em 2001 e, desde 2013, participa do Projeto de Modernização do Legislativo, consolidando o município como um dos principais parceiros do programa.

Fonte: por Igor Marangon/Assessoria

Foto: Assessoria