A celebração dos 50 anos de Sinop começou com muita fé e orações em meio a natureza, com um evento inédito banhado pelas águas do Rio Teles Pires. A 1ª edição da Romaria Náutica, realizada ontem (01/09), foi um sucesso e reuniu aproximadamente 90 embarcações, além de muitas famílias e devotos, que participaram da missa, presidida pelo Bispo Dom Canísio Klaus. Além de ser uma manifestação de fé, o ato também foi um momento de contemplação e celebração da preservação da fauna e flora, bem como a promoção do turismo e geração de emprego e renda através de atividades náuticas e do turismo.
“É com grande alegria que nós damos em início a programação do município de Sinop dos 50 anos, com essa bela Romaria Náutica, onde tivemos aí quase 100 embarcações participando e recebendo as bênçãos divinas de Deus, para consagrar e para nos abençoar e é claro, agradecer a todos os nossos pioneiros, pessoas que com muita luta, com muita garra, transformaram essa cidade em um celeiro de oportunidades e nós precisamos dar continuidade. Essa é a nossa missão, de multiplicarmos essa força e esse desejo de fazer com que as pessoas que aqui cheguem encontrem as suas realizações e possam progredir assim como todos nós”, disse a secretária de Governo, Faira Strapazzon.
Realizada pela Prefeitura Municipal de Sinop, com o apoio da Marinha do Brasil e Igreja Católica, por meio da Catedral Sagrado Coração de Jesus, a saída para a romaria foi da ponte da MT 220, logo pela manhã e seguiu até a Praia do Cortado, onde foi realizada a missa. Durante todo o trajeto, manifestações de fé e devoção marcaram o percurso. Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida foi levada pelos integrantes da Igreja, ao som de cânticos e orações, durante toda a romaria.
“Aqui estamos na beira do rio Teles Pires onde estamos na primeira Romaria das águas aqui da cidade de Sinop. Isso hoje também nesse dia tão especial nessa semana, em que Sinop completa 50 anos, 50 anos de história, e ela é banhada por esse rio abençoado. Nós queremos valorizar e integrar também na nossa vida, a fé e a oração, por isso é importante celebrarmos esse dia tão esplêndido e tão bonito que a natureza nos oferece. Parabéns!”, declarou o Bispo Dom Canísio.
Para a segurança do evento, os participantes seguiram regras estabelecidas pela Marinha, como o uso obrigatório de coletes salva-vidas, carteira de arrais amador para o piloto do barco, documento comprobatório de Registro da embarcação junto à Capitania dos Portos (Marinha do Brasil). A velocidade máxima da embarcação durante o trajeto, foi de 10 km por hora, sempre mantendo uma distância segura entre as embarcações.
Fonte: Assessoria