Divulgação
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) voltou a recomendar uso de máscara aos profissionais de saúde, em razão do aumento de casos de Covid-19, em Mato Grosso. Em Mato Grosso foi detectada a nova subvariante J.N 2.5, que é uma variante da Ômicron.
Conforme Painel Informativo da Covid-19, entre 1º de janeiro de 2024 até a manhã de sábado, 27, Mato Grosso registrou 3.270 casos, deste total 1.490 recuperando e 1740 casos estão em monitoramento. Há registro de 47 internações e seis óbitos.
“Devido ao aumento de casos da Covid-19, é recomendável que os profissionais de saúde, visitantes e acompanhantes que visitam as unidades de internação de pacientes, tais como enfermarias, quartos, unidades de terapia intensiva, unidades de urgência e emergência, corredores das unidades de saúde, laboratórios, entre outros, utilizem máscaras”,
cita trecho do comunicado da Vigilância em Saúde.
A SES-MT também recomenda que realizem a principal medida de prevenção contra formas graves da Covid-19, neste caso a vacinação.
Subvariante acende alerta:
Apesar da pandemia parecer ter passado, a Covid-19 ainda merece atenção. Infectologista, o médico Luciano Corrêa afirma que o maior risco com a nova variante se encontra na população de risco - principalmente idosos.
“Não sabemos sobre a gravidade deste nova variante, porém não está acontecendo até o momento um aumento da mortalidade. A preocupação seria uma rápida disseminação, com risco maior na população de risco”,
pontua.
Além disso, os cuidados não devem ser menosprezados. Segundo Corrêa, a vacina deve ser a principal ferramenta.
Fonte: Diário da Serra