Assessoria

Daiane Stela / assessoria

Na manhã desta quinta-feira (14), a Secretaria de Saúde recebeu materiais e equipamentos das Instituições de Ensino que fazem parte da CIES Sinop (Comissão de Integração Ensino Serviço), cumprindo o COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Serviço). Essa parceria entre a Secretaria de Saúde e as instituições de ensino, qualifica a organização dos estágios para estudantes dos cursos na área da saúde.

Entre os produtos recebidos de seis instituições estão: luvas, lençol de papel, toalhas, otoscópio, macas, detector fetal, entre outros.  “Esses materiais tem o intuito de melhorar o campo de estágio e a assistência em saúde, pois quando investimos nos cenários de prática (campos de estágios), estamos investindo na formação e na saúde da população”, pontuou Patrícia Kamitani, coordenadora do CIES. 

A CIES é composta por 20 representações, das quais 12 são instituições de ensino, entre grau superior e ensino técnico. Seu papel é efetivar a articulação ensino serviço, e o COAPES é o contrato que rege esse trabalho. O Aloísio João Biserra que é diretor geral, de uma delas, destacou a importância desta parceria. “Com isso a gente consegue cada vez mais fortalecer a formação profissional, e nossa instituição também tem um papel importante nas redes profissionais para o mercado de trabalho. E a gente tem certeza que essa CIES, vai continuar sendo referência, não só pro estado de Mato Grosso, mas sim para o Brasil”, pontuou.

Essa contrapartida das instituições é parte do plano de contrapartida do COAPES, que é o contrato que regulamenta a parceria, e foi construído de forma dialogada e compartilhada pelos membros da CIES. É uma prerrogativa do próprio SUS a ordenação da formação em saúde através da integração ensino serviço, possibilitando ao aluno a experiência do trabalho vivo do SUS nos campos de estágio por meio da prática.

Fonte: Assecom Sinop