Assessoria
Daiane Stela / assessoria
Aproveitando o Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre saúde mental, a Secretaria Municipal de Saúde de Sinop reforça os serviços ofertados para a população. A pessoa em sofrimento mental é incentivada a buscar assistência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), portas de entrada do SUS.
Na UBS, os pacientes recebem acolhimento, avaliação médica e, se necessário, são encaminhados para tratamento especializado. Caso não seja necessário atendimento especializado, o paciente permanece na unidade de origem, recebendo apoio da equipe local.
Sinop conta atualmente com duas equipes eMulti, compostas por profissionais como psicólogas, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, educador físico, farmacêutico e educadoras sociais, que oferecem suporte nas UBS’s. O Centro de Referência à Saúde da Mulher (CRASM) proporciona atendimento especializado para mulheres encaminhadas, garantindo acompanhamento durante todo o tratamento por uma equipe dedicada.
Destacando ainda os avanços na saúde mental, o município possui o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Novo Amanhecer, focado no cuidado de crianças e adolescentes até 17 anos. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Mentes Brilhantes abrange atendimentos para pessoas com sofrimento psíquico, transtorno mental e necessidades decorrentes do uso de álcool e drogas, enquanto o Ambulatório de Saúde Mental Passo a Passo, mediante encaminhamento, atende crianças e jovens de até 17 anos enfrentando transtornos mentais.
A Secretaria Municipal de Saúde destaca seu compromisso em fortalecer os serviços de saúde mental, garantindo um suporte abrangente e integrado à toda comunidade de Sinopense.
Fonte: Assecom - MT