Assessoria
O Conselho Municipal dos Idosos (CMI), vai realizar, ao longo deste mês, algumas ações de conscientização referentes à campanha junho violeta, campanha que reforça a mobilização da sociedade para garantir os direitos fundamentais dos idosos e protegê-los de qualquer forma de maus-tratos, reconhecendo que todos merecem envelhecer com dignidade e qualidade de vida.
As palestras de conscientização, prevenção e combate da violência contra a pessoa idosa, em parceria com a Prefeitura de Sinop, e outras instituições como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e OAB, começam no dia 8, no Clube de Idosos São Cristóvão, às 15h30, no dia 11 no Clube São Francisco de Assis, às 15h30, e, na quarta-feira (12), no Clube Dom Henrique, às 14h.
No dia 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, a mobilização será maior. A III Caminhada de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa começará às 8h, com saída da Praça Plínio Callegaro, o trajeto segue até a Catedral e termina no Clube de Idosos Dom Henrique.
A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, por meio das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), desenvolve várias atividades de integração social com o público idoso do município. Essas ações são realizadas nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Os tipos de violências mais comuns registrados contra pessoas idosas são: violência física, psicológica, financeira, negligência e abandono. Denúncias de maus-tratos podem ser registradas em qualquer delegacia de polícia ou pelos canais: Disque 100 e Polícia Militar (190).
Fonte:Assessoria da Prefeitura
Autor:Mylene Dias