Campanhas de prevenção ao câncer de mama são realizadas constantemente, mas especialmente no mês de outubro. Apesar das orientações quando ao autoexame, incentivo às consultas médicas e obervação do corpo, algumas mulheres ainda negligenciam sua saúde. Enquete promovida pelo  mostrou que 22% das votantes sequer já se examinou. 

 

Leia também - Duas de 15 praias na Baixada Cuiabana são consideradas impróprias para banho

 

A pergunta "Outubro rosa chama a atenção para a prevenção ao câncer de mama com autoexame e consultas periódicas. Você tem se cuidado? " permaneceu no ar para votação entre os dias 14 e 21 de outubro e mostrou que ainda falta cuidado a algumas mulheres.

 

Conforme os dados obtidos,  22% das mulheres disseram que nunca se examinaram.

 

Já 15% responderam que só vão ao médico quando observam algo anormal no corpo. 

 

E a maioria, 63%, disse que se examina e faz consultas períodicas.

 

Apesar de também atingir homens, a incidência é muito inferior aos casos registrados em mulheres.

 

Segundo a recomendação do Ministério da Saúde, a periodicidade de consultas preventivas com um ginecologista deve ser de ao menos uma vez ao ano. Nos casos de pacientes com doenças ginecológicas ou disfunções hormonais o acompanhamento deve ser mais próximo, com 2 ou mais consultas anuais.

 

Além dos cuidados médicos, ter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas, evitar o consumo de álcool e cigarros, tomar banhos de sol são pontos de atenção para a manutenção da saúde.

 

Vale ressaltar que quanto mais cedo for detectado o câncer de mama, maiores são as chances de cura. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de um centímetro, que é o estagio inicial, ele pode ser eliminado em até 95% dos casos.

Patrícia Estefany - Especial para o GD

redacao@gazetadigital.com.br