Assessoria
Assessoria
A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop está promovendo uma capacitação ao longo do mês de Janeiro Roxo, com o objetivo de ampliar a oferta de avaliação clínica para casos suspeitos de hanseníase. Durante este período, profissionais de saúde recebem qualificação em educação permanente, abrangendo todos os aspectos relacionados à doença.
O coordenador do Centro de Hanseníase e Tuberculose, Márcio Henrique de Souza, destaca a importância da atualização constante para garantir que os profissionais estejam sensibilizados e atualizados em relação à doença. “A detecção precoce é crucial para proporcionar tratamento oportuno, reduzir as chances de desenvolvimento de sequelas e quebrar a cadeia de transmissão”.
A capacitação deste ano tem como público-alvo médicos recém-empossados, contratados do programa Mais Médicos e estudantes internos. Gabriel Assunção, estudante do último semestre de medicina, enfatiza a relevância dessa formação para diagnosticar e identificar a hanseníase, uma doença incidente na região.
“Esse tipo de capacitação, atualização para os profissionais, tanto para a gente como interno de medicina, quanto para os médicos, é muito importante. Porque nos mantém atualizados para diagnosticar e identificar essa patologia tão comum na nossa região”, enfatizou o estudante.
Além das atividades educacionais, a SMS informa que estão sendo realizados mutirões de atendimentos agendados. No próximo sábado (20), haverá atendimento das 7h às 17h na UBS José Ramos Pereira e no Centro de Referência em Combate à Hanseníase e Tuberculose. No dia 27, o mutirão ocorrerá na UBS Boa Esperança.
O público-alvo dessas ações são os contatos de pacientes já diagnosticados. Interessados devem procurar as unidades onde serão realizados os mutirões para agendamento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h30.
Fonte: Assecom Sinop