A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, segue até o dia 14 de junho e tem como meta imunizar todas as crianças menores de 5 anos de idade. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral que pode causar paralisia permanente e até a morte. A vacina é a forma mais eficaz de prevenir a doença e garantir a saúde dos pequenos.
O dia D realizado no último sábado (8) foi sucesso, porém muitas crianças ainda precisam ser vacinadas, portanto os pais ou responsáveis devem levar as crianças até a unidade de saúde mais próxima, juntamente com documento de identificação e caderneta de vacinação.
A vacina está disponível em todas as salas de vacinas do município, com atendimento nas Unidade Básicas de Saúde de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30, e nos Centros Integrados de Atendimento também de segunda a sexta-feira das 6h30 às 17h30, sem intervalo.
O coordenador de imunização, João Gustavo Breganó ressalta a importância da colaboração e conscientização da população. “No sábado tivemos um grande público, mas precisamos atingir uma parcela maior da população. As pessoas precisam entender que para o Brasil continuar livre da paralisia infantil, que é uma doença causada por um vírus e geralmente provoca consequências graves, como perda dos movimentos, dificuldade ao falar, alterações no crescimento, e até paralisia completa dos membros, é preciso vacinar. Vacina é vida” enfatizou.
Quem não conseguir atualizar o cartão de vacinas durante a semana, terá a oportunidade no sábado (15), onde as salas de vacinação das UBS’s dos bairros: Maria Vindilina II, Primaveras, Sebastião de Matos, São Francisco e Boa Esperança, juntamente com os Centros Integrados de Atendimento (CIA’s) Jacarandás e André Maggi, estarão abertas das 7h30 às 16h30. O atendimento é em formato livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento.
Fonte: Assessoria Prefeitura
Foto: Assessoria