Reprodução
Da Redação
A formação histórica do nome de Terra Nova do Norte vem da migração de sem-terras da região gaúcha de Nonoai, Planalto, Tenente Portela, Miraguaí e Guarita.
Expulsos das terras indígenas kaingang, os posseiros foram atendidos pelo Estado do Rio Grande do Sul, juntamente com o governo federal, em 1978. A solução encontrada foi levar os desabrigados para a região do futuro município de Terra Nova do Norte, em Mato Grosso. O trabalho de abertura prévia da região, preparação das infra-estruturas e transporte nos primeiros dias foi confiado à Cooperativa Agrária de Canarana, com sede em Canarana.
Foram destinados 435 mil hectares de terras para os assentamentos. A Coopercana abriu 1.062 lotes em 09 agrovilas.
O pastor luterano Norberto Schwantes utilizou de um eficiente serviço de orientação aos colonos, dispondo de equipe técnica em agropecuária.
Mas a precariedade do lugar de abertura e o clima ainda estranho dificultaram os primeiros dias de migração, tumultuada pela pressa do socorro. A BR 163, única via de acesso, se encontrava então em fase de abertura.
Mas, apareceu ouro na nova terra. Os garimpos desmantelaram as frágeis estruturas colonizadoras ainda em fase de montagem. É notória a desorganização garimpeira.
A malária ceifou vidas de forma avassaladora. Em 1981, a agrovila Esteio ficou reduzida a dezesseis famílias, e Xanxerê a três. Dezenas de famílias começaram a voltar para o sul, abandonando tudo ou vendendo por qualquer preço seu lote. Registraram-se casos de trocar-se um lote de 200 alqueires de terras por uma caminhonete usada. Muitas famílias também procuravam outras regiões do próprio Mato Grosso para se estabelecer. Com a venda pura e simples do lote, surgiu outro problema para a cooperativa: quem arcaria com as despesas deixadas pela família que abandonou Terra Nova? – o novo dono acabou arcando com as velhas dívidas.
A 22 de julho de 1980, a localidade recebeu visita do governador do Estado do Rio Grande do Sul, que atendendo a uma denúncia do senador Pedro Simon, na Tribuna do Senado Federal, resolveu ver a situação de perto. Após uma semana de conversa com os desesperados colonos, resolve conceder financiamento para reacelerar o projeto e reorganizar a vida comprometida daquelas famílias.
Em julho de 1981 a situação mudara para uma ação controlada. Novas levas de colonos foram chegando e a experiência foi ensinando a viver.
O município de Terra Nova do Norte foi criado em 13 de maio de 1986, através da Lei Estadual nº 4.995, com território desmembrado do município de Colíder.
SIGNIFICADO DO NOME
A denominação da localidade foi sugerida pelo pastor luterano Norberto Schwantes. O núcleo central dos assentamentos tomou a denominação de “Terra Nova”, para mostrar o ambiente de novidade dos assentamentos: a região amazônica. Era uma descoberta que se processava. O termo “Norte” servia para distinguir a cidade nova, em formação, de outros municípios já criados nos Estados de Pernambuco e Bahia.
Fonte: https://portalmatogrosso.com.br